A chegada de Cabral ao Brasil

Animado pelas viagens às Índias e pelos lucros que poderia obter com as especiarias que trazia de lá, o rei de Portugal Dom Manuel , armou uma grande esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, para dominar o comércio do Oriente.
Saindo de Portugal, em 09 de março de 1500, em direção às Índias, Pedro Álvares Cabral foi se afastando da costa africana para chegar noutras terras.
Os portugueses tinham chegado ao Brasil, que Cabral chamou de ilha de Vera Cruz. Era o dia 22 de abril de 1500, na semana de Páscoa.
Quando a esquadra portuguesa de Cabral chegou ao Brasil, os navegantes ficaram deslumbrados com a beleza da terra descoberta.
Pero Vaz de Caminha, que vinha na companhia de Cabral, para ser escrivão nas Índias, fez logo uma longa carta ao Rei, contando a descoberta. Cabral mandou levar essa carta, despachando de volta um dos seus navios.
Ao chegar, os portugueses notaram que juntava gente nas praias e nas árvores. Quase todos estavam nus. Alguns se cobriam de penas e de plumas de todas as cores. Estavam armados de arco e flechas, alguns tinham bastões pesados, e, apesar disso, todos se mantiveram em paz. Eram os nativos da terra.
Dias depois da “descoberta”, Cabral mandou rezar uma missa em ação de graças.
Os portugueses ficaram por poucos dias na terra. O tempo suficiente para reabastecer de água os navios, rezar uma nova missa e tomar posse da terra.
Depois, a esquadra de Cabral prosseguiu viagem para as Índias.

 

Fonte: http://eduardogeneroso.blogspot.com.br/2007/10/chegada-de-cabral-ao-brasil.html